leishmaniose
1- Cite as formas de leishmanioses que acometem a população humana.
R-Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), subdividida nas formas cutânea (localizada ou difusa) e mucosa. Os agentes etiológicos compõem o Complexo Leishmania braziliensis;
Leishimaniose visceral- Causada por parasitos do Complexo Leishmania donovani. 2- Cite os agentes etiológicos dessas formas de leishmanioses.
R- A Leismaniose é causada por protozóarios da Família Tripanosomatidae, Genêro Leismania - parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocítigo monuclear com duas formas pincipais, uma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra forma arredondada aflagelada ou Amastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros.
3- O que determina a forma de leishmaniose que um indivíduo irá desenvolver?
R-
4- Em relação ao ciclo biológico das leishmanioses,relacione: formas evolutivas presentes nos hospedeiros, espécies de vetores,reservatórios,células e órgão parasitados.
R- O protozoário Leishmania apresenta ciclo biológico heteroxênico, alternando-se entre um hospedeiro invertebrado e um vertebrado. De acordo com a fase do ciclo de vida, o parasito pode apresentar duas formas estruturais: amastígota e promastígota.O principal vetor das leishmanioses em humanos é a fêmea do flebotomíneo do gênero Lutzomyia, conhecido popularmente como cangalha, mosquito-palha ou birigui. A fêmea deste mosquito precisa de sangue para complementar sua dieta e tem os animais como fonte de alimentação e dentre os principais estão roedores, cachorros e raposas, os quais atuam como reservatórios do parasito.A fêmea do flebotomíneo, durante sua alimentação hematófaga, pica o animal ou indivíduo parasitado e retira a linfa e sangue contendo células do sistema mononuclear fagocítico contaminadas com leismanias. Estas se desenvolvem no interior do tubo digestório do inseto e migram em