leis de newton
O princípio básico da inércia é um corpo parado tende a permanecer parado e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. Podemos sentir na pele esse principio quando estamos no trânsito freamos bruscamente e nosso corpo é lançado para frente, ou quando aceleramos rapidamente e nosso corpo parece entrar no banco.
A inércia nada mais é que a resistência que um corpo oferece à alteração de seu estado. Quanto maior a massa de um corpo, maior sua inércia.
É mais fácil mover um carro ou um ônibus?
O carro tem menor massa, ou seja, menor inércia, logo será mais fácil move-lo em relação ao ônibus.
2ª LEI – PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA
Nesta lei, Newton verificou que existe uma relação entre a força aplicada em um corpo e sua mudança de velocidade. Assim podemos relacionar a força que exercemos em um corpo com a aceleração sofrida por ele através da expressão F= m.a.
F é a resultante das forças que agem sobre um corpo (em N), m é a massa do corpo onde as formas atuam (em Kg) e a é a aceleração adquirida (m/s²).
Na imagem acima, é exemplificado uma aplicação de forças num determinado objeto.
3ª LEI – AÇÃO E REAÇÃO
Quando dois corpos interagem, as forças exercidas entre eles são mútuas. Assim como o corpo A exerce força no corpo B, o corpo B exerce força no corpo A, estas forças tem a mesma direção a mesma intensidade a mesma natureza e sentidos opostos.
Um exemplo desta Lei é o nado, para se deslocar o nadador move a água para trás, e ela o move para frente. Ou seja, um primeiro corpo exerce força num segundo corpo, e este segundo exerce força no primeiro, as duas forças tem as mesmas direções, intensidades e natureza, porém seus sentidos são opostos.