Leis de Newton
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
ENGENHARIA ELÉTRICA
Aplicação das leis de Newton para o movimento
Capitulo 5
Acadêmico: Mario Augusto Catanio RA: 85715 Professora: Carla
Maringá, Maio de 2013
Resumo
Com base na mecânica newtoniana clássica elaboramos alguns experimentos com objetivo de estudar as forças que atuam sobre os corpos, essas forças são conhecidas como as Leis de Newton e engloba o princípio da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e o princípio da ação e reação.
Introdução
A mecânica newtoniana é o estudo da relação entre uma força e a aceleração que ela provoca, nessa mecânica encontramos a primeira, segunda e terceira leis de Newton que estudaremos a seguir. Quando a velocidade dos corpos interagentes é muito grande a trocamos pela teoria da relatividade de Albert Einstein, agora se trabalhamos com corpos em escalas atômicas utilizamos a mecânica quântica. Porém, a mecânica newtoniana é especial porque aplica-se desde objetos muitos pequenos até objetos com escalas astronômicas como galáxias.
Objetivo
Aplicação das leis de Newton
Objetivos específicos
Determinação da relação entre a aceleração e a força resultante que atua em um sistema via gráficos e aplicação da teoria de erros.
Fundamentação teórica
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.
Conhecida como princípio da inércia, a primeira lei de Newton afirma que: se a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nula, logo a velocidade do objeto é constante. Conseqüentemente:
Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma