Leis de newton - 1º ano
[matéria]
[cidade]
2013
[Nome do colégio]
[matéria]
Aluno(a):
Série:
Turma:
Professor:
[cidade]
2013
Referencial e não referencial
O referencial inercial é o referencial que obedece à primeira lei de Newton, por isso sendo denominada de referencial inercial, pois essa lei chama-se também lei da inércia, sendo ela:
"Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja compelido a modificar esse estado pela ação de forças impressas sobre ele."
Já o referencial não inercial é exatamente oposto a referencial inercial, por não obedecer a lei da inércia, pois todo referencial não inercial é um referencial acelerado o que não é válido para a primeira lei de Newton.
Exemplo de referencial inercial:
Imagina-se que nos encontramos num elevador movendo-se para baixo num movimento retilíneo com velocidade constante. Se o observador que se encontra dentro dele deixar cair um objeto ele cairá normalmente por ação da força de gravidade normal.
Exemplo de referencial não inercial:
Já se num dado instante há um problema com o motor e o elevador entra em queda livre. Se o observador largar agora o mesmo objeto ele não cairá. Pois o elevador agora se move em um movimento uniformemente acelerado. Outros exemplos:
- Carro acelerado
- Carrossel girando
- Avião em vôo
Do ponto de vista do observador, o movimento do passageiro é descrito através da existência de uma força (centrípeta) que lhe provoca uma aceleração (centrípeta).
Limitações das leis de Newton
São limitações para as leis de Newton:
Massas muito pequenas, como átomos e moléculas
Massas muito grandes, como galáxias
Velocidades muito grandes, como partículas carregadas em aceleradores de partículas.