Exercicio de dinamica
Física
1º Ano
Dinâmica
INTRODUÇÃO A dinâmica é a parte da física que estuda as causas de um movimento relacionando-as com suas consequências. Força: É o agente físico capaz de provocar alteração na velocidade de um corpo ou ainda deformá-lo.
Força Peso Relacionando com a 2ª Lei de Newton: Temos um corpo com massa m sofrendo influência da aceleração g da gravidade.
Teremos: Relacionando com a 3ª Lei de Newton: O mesmo corpo abaixo em contato com uma superfície terá uma força de reação chamada Força Normal (N) de sentido oposto:
Características da força: é uma grandeza vetorial, apresenta módulo, direção e sentido.
Força Resultante: É a força que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo. Dada várias forças aplicadas a um corpo qualquer: Será igual à soma vetorial de todas as forças aplicadas:
Efeitos de deformação: Torção, compressão, flexão e torção. Leis de Newton 1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia: “Um corpo tende a permanecer sua quantidade de movimento até que se atue uma força externa sobre o mesmo”. Repouso Fr = 0 Movimento Fr > 0 2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica: “A Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa”. Ou seja:
Força de Atrito Ao aplicarmos uma força (F) em um corpo, sobre uma superfície áspera, o corpo irá parar devido à força de atrito. Características: Se opõe ao movimento; Depende da natureza e da rugosidade da superfície (coeficiente de atrito); É proporcional à força normal de cada corpo; Transforma a energia cinética do corpo em outro tipo de energia que é liberada ao meio. Calculamos a Força de Atrito por:
µ = Coeficiente de atrito (estático ou dinâmico); N = Força Normal (em Newton). Atrito Estático: A força de atrito é maior que a força aplicada, neste caso, utilizaremos o coeficiente de atrito estático:
µe
Atrito Dinâmico: A força de atrito