Turismo
2
VHFWRU
GDV
9LDJHQV
H
7XULVPR
XP
GRV
SULQFLSDLV
GD
HFRQRPLD
PXQGLDO DVVXPH XP SDSHO DLQGD PDLV UHOHYDQWH HP 3RUWXJDO
Segundo a :RUOG 7UDYHO 7RXULVP &RXQFLO :77& o sector das viagens e turismo contribuiu directa e 1 em 1999 com cerca de 12% para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Na Europa esse valor é indirectamente ainda mais relevante, atingindo os 14%. Em Portugal, importante destino mundial, este indicador aproxima-se dos 20%. Também no que se refere ao emprego e ao investimento, o sector das Viagens e Turismo contribui com cerca de 20% para o total da economia nacional. Entre os países europeus apenas Espanha regista valores superiores no que se refere ao peso do sector na formação do PIB e geração de Emprego.
9LDJHQV H 7XULVPR
(1999; % da economia)
H[FOXLQGR D &KLQD
3,%
(PSUHJR ,QYHVWLPHQWR
1- o efeito indirecto incluí o impacto das viagens e turismo em sectores como a construção civil e obras públicas, os têxteis, o imobiliário, … Fonte: WTTC, Análise Deloitte Consulting
2
e
XP
VHFWRU
RQGH
VH
SUHYr
D
QtYHO
PXQGLDO
H
HP
3RUWXJDO
XP
FUHVFLPHQWR VXVWHQWDGR GXUDQWH D SUy[LPD GpFDGD
A análise efectuada pela :77& aponta para taxas de crescimento anual do PIB do sector a nível mundial da ordem dos 3%. Se “excluirmos” o efeito China, Portugal acompanha a evolução sustentada no sector, ultrapassando em 0,5 p.p./ano o crescimento do sector a nível europeu. Em relação à criação de emprego e volume de investimento, Portugal supera o crescimento esperado para a Europa. Os valores previstos em relação à evolução dos indicadores a nível mundial encontram-se fortemente influenciados por países, principalmente asiáticos, que se encontram ainda num atrasado estágio de desenvolvimento.
&UHVFLPHQWR PpGLR DQXDO GR VHFWRU GDV