LEIS DE KEPLER
As leis de Kepler:
Lei das órbitas elípticas: O planeta Terra viaja em uma órbita elíptica com um foco no centro de massa do sistema formado pelo planeta e pelo Sol.
Lei das áreas: O raio vetor do Sol até o planeta varre áreas iguais em tempos iguais.
Lei dos períodos: O período ao quadrado da órbita de um planeta dividido pelo raio dessa órbita médio ao cubo é uma constante T²/R³ = cte .
Leis de Kepler para o movimento planetário e a lei da gravitação universal O formato elíptico das órbitas planetárias foi descoberto por Johannes Kepler (1546-1630), através da análise cuidadosa das observações de Tycho Brahe (1546-1601). Ele não somente teve que calcular as órbitas planetárias valendo-se dos dados coletados por Brahe, mas teve que corrigir o fato de que as observações de Brahe foram feitas sobre uma plataforma movente (a Terra) que também viajava sobre uma trajetória desconhecida. E ele fez todo o seu trabalho em uma época em que a maioria dos astrônomos acreditava que a Terra estava fixa no centro do universo, com todos os outros corpos descrevendo complexos movimentos ao redor dela.
As leis de Kepler:
Lei das órbitas elípticas: O planeta Terra viaja em uma órbita elíptica com um foco no centro de massa do sistema formado pelo planeta e