ciencia dos materiais
TECNOLÓGICAS
FACITEC
Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Disciplina: MATERIAIS
Profa. Maria José
2012
0
CAPÍTULO 1. LIGAÇÕES QUÍMICAS.
1.1. Compostos covalentes e iônicos
1.1.1 Como se ligam os átomos para formar compostos químicos?
Dois ou mais átomos se unem quando cedem, recebem ou compartilham os elétrons de valência, formando assim as ligações químicas. As ligações classificam-se em iônicas ou covalentes.
As ligações covalentes costumam ser representadas por traços postos entre os símbolos dos elementos que se combinam. Cada linha representa um par de elétrons que formam uma ligação. Assim, conforme o número de pares de elétrons, as ligações se chamam:
simples: compartilham-se dois elétrons. Exemplo H-H duplas: compartilham-se quatro elétrons. Exemplo O=O triplas: compartilham-se seis elétrons. Exemplo NN
1.1.2 Ligação iônica.
Esta ligação acontece quando se unem um elemento de baixa eletronegatividade e outro elemento de eletronegatividade alta.
Para dar um exemplo, escolheremos um metal (sódio) do grupo 1, e um não metal (cloro) do grupo 17.
Neste caso, a forma de conseguir que os dois apresentem oito elétrons externos é que o sódio ceda um elétron e o cloro o receba.
Figura 1.1. Ligação iônica. O diagrama mostra o modelo de Bohr para o sódio, com um único elétron de valência, e o cloro com sete.
a) Átomos isolados.
b) Depois que o sódio transfere o seu elétron para o cloro, ambos tem um octeto no último nível eletrônico. Do anterior se deduz que ao pôr em contato em metal alcalino com um halogênio, há a cessão de um elétron do primeiro para o segundo, formando-se um íon metálico positivo e um não metálico negativo.
As reações são as seguintes:
Na Na+ + eCl + e- Cl-
1
Os dois íons formados, ao ter uma carga oposta, se atraem entre si, de acordo com a lei de Coulomb. A origem da ligação é puramente eletrostática.
1.1.3 Cristais iônicos
Figura 1.2. Rede