Lei e graça
Introdução
Infelizmente, membros de Igrejas Evangélicas e até estudantes de Teologia de certas faculdades crêem firmemente que a lei se opõe à graça. Anote estas declarações: "Pondo o assunto em seu devido lugar, somente quando a lei é feita um meio de salvação, entra ela em choque com os princípios da graça. A lei destina-se a revelar o pecado; a graça destina-se a salvar do pecado. Nenhum conflito pode existir entre ambas."1 Os dispensacionalistas, contrariando o ensino bíblico, têm defendido duas épocas distintas: dispensação da lei – Velho Testamento e dispensação da graça – Novo Testa mento. A finalidade deste estudo é harmonizar a lei com a graça, colocando cada uma em seu devido lugar.
Comentários Gerais
I. Que é Lei?
Na Bíblia, a palavra é empregada com múltiplos significados. a) Designa o Pentateuco. Luc. 24:44. b) A lei dada a Moisés no Monte Sinai. Rom. 5:13; Gál. 3:17,19. c) É empregada no sentido de expressão da vontade de Deus e do Seu caráter justo e santo. Rom. 3:20; 7:12; I Tim. 1:8; Tiago 1:25. Em outras palavras: é a expressão do caráter de Deus em termos humanos. Como igreja cremos nesta tríplice finalidade da lei. 1º) Ela nos mostra o pecado ou convence-nos de que somos pecadores. "Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." Rom. 3: 20. 2º) Guia o pecador a Cristo. Efés. 4:24-25. 3º) Será a norma do juízo. Tiago 2:12.
As leis são as normas estabelecidas por Deus para que por elas pautemos a nossa vida.
II. O que é Graça?
a) Favor imerecido. Dádiva a que se não faz jus. b) É uma qualidade intrínseca de Deus, que brota do Seu amor por nós, levando-o a fazer tudo em nosso favor a fim de que possamos ser salvos. c) É a fonte de nossa salvação. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efés. 2:8. d) "Graça é a mão de Deus que se estende em direção a