Lei seca
Sobre a Lei Seca
Em 19 de junho de 2008, foi aprovada uma lei que modificou o Código de Trânsito Brasileiro e proibiu o consumo de álcool por condutores de veículos. O motorista que é pego na Lei Seca fica sujeito a multa, suspensão da habilitação e até mesmo detenção. Na sua primeira versão, havia uma tolerância de até 0,1 mg de álcool no bafômetro, ou 0,2 d de álcool por litro de sangue. Já em 2011 foi aprovado uma resolução que endureceu a legislação. Desde então passa a ser crime dirigir sobre o efeito de álcool em qualquer quantidade. Além disso, o motorista que se negar a fazer o teste pode ser enquadrado e punido a partir de depoimento de testemunhas, vídeos ou imagens.
Advogado analisa os cinco anos de Lei Seca
Em junho, a lei 11705, também conhecida como Lei Seca, completou cinco anos de criação. Para avaliar sua eficácia e as mudanças que promoveu no comportamento dos motoristas brasileiros, o programa Cotidiano, da Rádio Nacional de Brasília, entrevistou o advogado criminalista Euro Bento Maciel Filho
Uma em cada cinco vítimas do trânsito atendidas pelo SUS estava sob efeito de álcool
Levantamento mostra que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país havia ingerido bebida alcoólica na hora do acidente. A pesquisa, cujos dados são referentes a 2011, aponta ainda que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas à hospitalização e a morte em decorrência do acidente.
Sancionada nova Lei Seca
A nova Lei