Lei de Snell - Descartes
A 2ª lei da refração, ou como é chamada em diferentes locais como Lei de Snell ou Lei de Snell-Descartes diz que o produto do índice de refração do meio(N), no qual se encontra o raio pelo seno do ângulo que esse raio forma com a reta normal à interface no ponto de incidência.
Ex:
OBS: C = Velocidade da Luz no vácuo = m/s.
Para definirmos o N, precisamos usar a 1ª lei da refração, que define que N equivale ao quociente entre a velocidade de propagação da luz no vácuo (C) e a sua velocidade de propagação no meio em questão.
Ex:
O que é refração?
O fenômeno da refração é basicamente quando temos uma mudança na velocidade de propagação da luz. Essa mudança geralmente ocorre quando existe uma mudança nos meios onde a luz se propaga. É importante lembrar que a luz só se propaga em meios transparentes (ar, água, diamantes, vidro), porem existem meios formados por substâncias diferentes onde não ha mudança de velocidade, assim não havendo refração.
Exemplos do Fenómeno de Refração
Decomposição da luz e arco íris
Foi Isaac Newton que descobriu como podemos decompor um raio de luz em diferentes cores que formam o arco íris. Isaac usou um prisma de vidro para decompor as cores, e durante o experimento, Newton verificou que cada cor possuía um índice de refração diferente, sendo a cor violeta a que possui o maior.
Como o Arco íris é Formado?
O arco íris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar, mesmo principio do Prisma de Newton. O nome deste fenômeno é dispersão.
A luz do sol é uma onda de luz branca formada por varias cores, quando essa luz incide sobre uma gota de água os raios luminosos penetram nela e são refratados, sofrendo assim a dispersão e formando o arco íris.
OBS: O arco-íris não existe, trata-se de uma ilusão de óptica cuja visualização depende da posição relativa do observador.
Miragens
Uma miragem é um fenômeno