Psicologia da aprendizagem
O livro traz ao leitor uma abrangência do processo primordial que é a aprendizagem. É encontrado em cada capítulo por especialista na área um conjunto de exemplos de contextos e situações extra-escolares nos quais a aprendizagem está ocorrendo, quer de maneira mais incidental - como no lazer; no brinquedo e na assistência à televisão - quer de maneira mais formal e sistemática como na psicoterapia, nas organizações industriais e hospitalares e no trânsito. Proporcionarão ao leitor um panorama mais geral da amplitude do processo de aprendizagem, logo, esperam chama a atenção dos estudantes que se inicia no curso de psicologia para a diversidade do contexto.
1. Aprendizagem e brinquedo – Edda Bomtempo
A aprendizagem da criança é baseada através dos brinquedos, os objetos se transformaram em algo educativo. Se cada pai brincasse com seu filho haveria menos problema quanto a educação. O brinquedo é uma atividade física e mental, é essencial para a criança descobre a alegria e a distração pelas coisas. A novidade para a criança desperta o interesse, tais elementos vai representar outras coisas satisfazendo a curiosidade ao tocar, ver e mover. Logo, quando a criança brinca, desenvolve novas habilidades favorecendo na sua aprendizagem. O ato de a criança mobilizar diferentes objetos com o tempo facilitara o reconhecimento e distingui-los, sendo que o brinquedo tem que ser seguro, desafiador, atraente, não venenoso. “A criança também, constantemente, usa seu corpo para aprender sobre o mundo.” (p.12)
2. Aprendizagem e televisão – Maria José
A televisão antigamente era um objeto apenas de entretenimento, embora não existe mais essa visão, a TV agora afeta todo o comportamento do individuo. A TV muita das vezes age de forma anti-social, agressiva, e isso acaba ensinado os telespectadores, principalmente as crianças que não tem consciência das