Sgdgfdgd

1209 palavras 5 páginas
Introdução Você sabia que a posição que você vê um astro não é a real? Que quando um objeto está imerso em um líquido, a posição que você vê o objeto não é a real? Por que usando óculos, você enxerga os objetos com nitidez? Como é o funcionamento dos instrumentos óticos telescópio, luneta, microscópio? As respostas a essas perguntas são dadas no estudo do fenômeno da refração.

O que é o fenômeno da refração? Coloque um lápis, perpendicularmente, dentro de um copo de água. Você observará olhando pela lateral do copo, que o lápis continuará na vertical dentro da água (fig.1.1a). Colocando o lápis com uma inclinação dentro da água, você observará pela lateral do copo que parece que o lápis está quebrado (fig.1.1b).
[pic]
Fig.1.1 a) Lápis colocado perpendicularmente na água b) Lápis colocado inclinado na água Isto acontece porque um feixe de luz, incidindo obliquamente, muda de direção quando passa de um meio transparente para outro transparente que apresenta velocidade da luz diferente do primeiro meio. Este desvio que a luz sofre é o fenômeno da refração (fig.1.2).
[pic]
Fig.1.2 Quando a luz passa de um meio para outro, ocorre à refração além da reflexão.
Um sistema como da fig.1.2 constituído de dois meios transparentes (ar/vidro) separados por uma superfície plana ou curva é denominado dioptro.

2 - Índice de Refração: O desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, depende da velocidade da luz nos dois meios. A grandeza física que relaciona as velocidades nos dois meios é o índice de refração relativo (n21), que é definido como sendo a razão entre a velocidade da luz no primeiro meio (v1) e a velocidade da luz no segundo meio (v2): n21 = v1 / v2 (1.1)
Quando o primeiro meio é o vácuo (v1 = c), o índice de refração que relaciona a velocidade da luz no vácuo com a velocidade em outro meio (v), é

Relacionados