lei de proust
Introdução 03
Apresentação 03
Fundamentação Teórica 03
Objetivos 05
Metodologia 06
Reagentes 06
Equipamentos 06
Procedimentos 07
Analise e Discussão 10
Conclusão 14
Referências 15
INTRODUÇÃO
Apresentação:
O trabalho discute e analisa a importância das proporções nas reações químicas e comprova as leis de proporção (Lei de Lavoisier, Lei de Proust e a Lei de Dalton), através dos resultados obtidos com os experimentos.
Fundamentação Teórica:
Lei de Lavoisier (Lei da conservação da massa)
Numa reação química em um sistema fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. A partir disso, lembra-se da célebre frase dita por Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Portanto, temos: Lei de Proust (Lei das proporções constantes, definidas ou fixas)
Quando, em várias experiências, duas substâncias se reúnem para formar um composto, sempre o fazem numa mesma proporção. Essa proporção é característica de cada reação, isto é, independe da quantidade de reagentes utilizados.
Lei de Dalton (Lei das proporções múltiplas)
Se uma massa fixa de um elemento se combina com massas diferentes de um segundo elemento, para formar compostos diferentes, estas massas (diferentes) então entre si numa relação de números inteiros pequenos.
O nitrogênio se combina com o oxigênio, formando diferentes óxidos:
Verifica-se que, permanecendo constante a massa do nitrogênio, as massas do oxigênio, entre si, numa relação simples de números inteiros e pequenos, ou seja, 1:2: 3:4: 5.
OBJETIVOS
Comprovar as leis:
De Lavoisier;
De Proust;
De Dalton.
METODOLOGIA
Reagentes:
Experimento 05
Solução de nítrico de chumbo 0,5 M (165,5g/l de solução);
Solução de iodeto de potássio