Professora
Como o pensamento de Karl Marx se faz presente na política contemporânea?
O pensamento de Karl Marx se faz presente na política contemporânea, a partir de teorias desenvolvidas pelo próprio no passado que refletem na atualidade. Para Marx, a política contemporânea (capitalismo) é um modo de governo, no qual, há uma classe que é oprimida pela minoria predominante. A tal classe oprimida seria representada por aqueles de classe social inferior e a classe opressora por aqueles de classe média/alta que são considerados a “elite” do Estado, ou seja, aqueles que possuem um poder aquisitivo que sobrepõe as outras classes, gerando assim uma importância política maior na sociedade. Toda sociedade humana estará sempre dividida em uma elite e uma "não-elite". Portanto, até hoje nunca houve um Estado que não apresentasse sobreposições em suas camadas sociais, ou seja, luta de classes.
Por exemplo, pensando no Estado como uma empresa/indústria, podemos dizer que essa "elite governante" formada por todos aqueles que influenciam as decisões do governo, direta ou indiretamente e "elite não governante". A elite é, pois, uma minoria com interesses iguais e, devido a essa igualdade é facilmente organizada. É justamente essa organização que explica sua capacidade de domínio sobre a massa.
A desigualdade entre essas classes sociais, massa e minoria, surgiu a partir da propriedade privada, pois as pessoas que possuíam propriedade própria, tinham ao mesmo tempo maior poder aquisitivo, ou seja pertenciam a uma classe social mais alta, já as pessoas que não a possuíam, pertenciam a uma classe social mais baixa, ou seja com um poder aquisitivo menor, por esta questão a propriedade privada gera uma desigualdade social, que poderá apenas ser resolvida deixando de ter a propriedade privada, e tornando-se propriedades estatais. De acordo com Marx a propriedade privada era a base do capitalismo, por tanto, pondo fim na propriedade privada e criando um