Resenha
Disciplina: Psicologia Social I – Graduação em Psicologia
Professora Dra Andrea dos Santos Nascimento
Data: 13/03/2014
3º período – noturno
Referência: Bock, A.M.M. (1999) A visão liberal de homem. Aventuras do Barão de Munchhausen na psicologia. Cap II, pg. 35-60. EDUC: Editora da PUC-SP.
Nome aluno(a):
Discussão:
Em a visão liberal do homem se vê o liberalismo como ideologia fundamental do capitalismo, que nasceu com a revolução burguesa para revolucionar a sociedade feudal e colaborou para garantir a permanência e nova ordem que surgia.
A burguesia contrui e defendeu as ideias liberais para ir contra à ordem feudal, pois era uma ordem baseada na existência de uma hierarquia e em um mundo pensado como estável, ordenado e organizado pela vontade divina, um mundo pronto os índividuos se viam pela verdade. A hierarquia nesse mundo refletia na hierarquia entre os homens, pois era um mundo paralisado, onde cada pessoa já sabia desde o seu nascimento onde deveria ficar, e regido somente pela fé e pelos dogmas religiosos que davam aos homens as ideias prontas e os valores certos para serem adotados, sem que pudessem ser questionados. Era um mundo onde a individualidade não existia, onde cada índividuo não poderia fazer parte ''dele mesmo''.
Com a oposição para estas ideias do feudalismo, a visão liberal valoriza e centra sempre o indivíduo, ou seja, o individualismo. Para o liberalismo cada indivíduo é um ser moral que possui direitos derivados de sua natureza humana, diz que todos somos indivíduos e somos iguais, fraternos e livres, com direito à propriedade, à segurança, à liberdade e à igualdade. Com isso ela quebra a estabilidade do mundo, sua hierarquia e suas certezas sobre tudo, principalmente sobre o indidívduo, pois agora estava no centro, podendo e devendo se movimentar. Com o surgimento desses novos elementos, o desenvolvimento da noção de vida privada aparece na sociedade. O trabalho não continua fixado só dentro de casa