Lei de pascal
TERMODINÂMICA
PROJETO – PRINCÍPIO DE PASCAL
SÃO LEOPOLDO
2012
Introdução Quando vamos a um posto de gasolina fazer a troca do óleo, geralmente nosso carro é posto sobre uma plataforma e logo após o frentista aperta um botão e nosso carro começa a subir. Olhamos por debaixo da plataforma e há um enorme êmbolo empurrando o carro para cima. O princípio de funcionamento desse sistema e de muitos outros utilizados no nosso dia a dia é estabelecido pelo princípio de Pascal.
Objetivo O objetivo do projeto é demonstrar através de um experimento prático, a lei de Pascal, demonstrando a teoria e a prática de funcionamento desse princípio que é largamente utilizado hoje em dia.
Teoria O cientista francês Blaise Pascal (1623-1662) enunciou, em 1653, o “princípio de Pascal”, que pode ser demonstrado através do princípio da prensa hidráulica, principio que especifica que “A pressão aplicada a um fluido contido em um recipiente é transmitida integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o contém”. Podemos explicitar o princípio de Pascal através de um exemplo prático e comum do nosso dia a dia. O elevador hidráulico. Ele é basicamente um sistema de vasos comunicantes e é formado por dois recipientes cilíndricos comunicantes, contendo um líquido, normalmente óleo, mas podemos utilizar água, álcool, ou algum líquido “incompressível”. Uma característica muito importante desse sistema é que a área da superfície de um dos pistões é bem maior que a do outro, como mostra a figura abaixo.
[pic]
Figura 1 – Princípio da Lei de Pascal
Ao exercermos uma força f no pistão 1 (menor), que tem área a, provocamos um aumento de pressão no interior do líquido. De acordo com o princípio de Pascal, esse aumento é transmitido igualmente a todos os pontos do líquido, o que provoca o aparecimento de uma força F no pistão 2 (maior). Sendo A a área