Trabalho de fisica Lei de Pascal
Presente em praticamente todos os tipos de indústria, a prensa hidráulica é um equipamento que serve para cortar, dobrar e modelar materiais como metal, comprimindo itens grandes em blocos reduzidos. Em geral, elas são utilizadas para facilitar o transporte, a reciclagem e o descarte de materiais.
Uma boa prensa hidráulica tem capacidade de comprimir fardos de papel, papelão, garrafas PET, latinhas de alumínio, entre outros materiais recicláveis. É um dispositivo desenvolvido de acordo com de rigorosas normas de segurança e essencial para preservação ambiental, uma vez que favorece a reciclagem e correto descarte dos materiais.
Embora tenha evoluído bastante com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, a prensa hidráulica segue o mesmo princípio desde sua criação: a Lei de Pascal, que diz que toda a pressão aplicada em um determinado ponto concentrado é transmitida igualmente em todas as direções, potencializando a força.
Com base nessa ideia, o dispositivo consiste em um êmbolo pequeno em que a força deve ser aplicada. Por meio de um fluido, a pressão é transmitida até um êmbolo muito maior, originando uma grande força. Esse mesmo princípio é utilizado em equipamentos como macacos de elevação e travões de veículos.
Freio Hidráulico
O princípio de Pascal tem diversas aplicações, dentre elas a prensa hidráulica, elevador hidráulico, macaco hidráulico e freio hidráulico. Esse princípio quando aplicado à prensa hidráulica, por exemplo, mostra que os líquidos podem aumentar ou diminuir a força aplicada. Não somente para aplicar ou diminuir a força trabalhada, mas esse princípio também tem por finalidade transmitir força.
Através de um sistema de tubos contendo líquido podemos aumentar ou diminuir a pressão em um compartimento fechado. Geralmente, o líquido usado para realizar essa transmissão é o lubrificante, que consiste em um líquido não corrosivo e incompressível.
Essa transmissão de força, a fim de aumentar ou reduzir a força, é encontrada