Lei de pascal
Lei de Pascal
Os conceitos da Física...
De acordo com a lei de Pascal, qualquer variação de pressão sofrida por um fluido transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o contém.
Na prática, quando existe um dispositivo com dois êmbolos, sendo um maior e outro menor, quando se aplica uma força no êmbolo menor, a pressão no interior do fluido assume o mesmo valor para todos os pontos. Esta pressão é integralmente transmitida ao êmbolo maior fazendo com que este fique sujeito a uma força de maior intensidade.
De facto, define-se pressão como , sendo F a força que actua na superfície de área A.
Se dois êmbolos 1 e 2, como consequência da lei de pascal, estão sujeitos à mesma pressão, então podemos escrever:
A lei de pascal é uma consequência da Equação Fundamental da Hidrostática e pode ser utilizada na prensa hidráulica, nos pneus, no macaco hidráulico e noutros sistemas semelhantes a estes.
Na prensa hidráulica a Lei de Pascal torna-se muito útil pois permite transformar forças pequenas em forças grandes.
... em aplicação:
A expressão anterior permite concluir que se o êmbolo 1 tiver uma área de secção pequena e a superfície 2 uma área grande, então, para que a igualdade anterior se mantenha, a uma força, de pequena intensidade irá se opor uma força , de rande intensidade.
A título de exemplo podemos referir que se: , e se (que equivale ao peso correspondente a uma massa de 1 kg) a força que se levanta no êmbolo 2 será de 100000 N (que corresponde a uma massa d e 10000 kg).
Princípio de Stevin
Simon Stevin nasceu em Burges, em 1548. Contribuiu de maneira significativa no avanço científico de sua época. Dentre os mais variados estudos, pode-se destacar o Princípio de hidrostática, que trata acerca do deslocamento de corpos mergulhados em água e a explicação do paradoxo da hidrostática – a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, depende apenas da altura