Software livre
Uma das desvantagens e que se o fornecedor original abandonar o projeto, no caso do software fechado não há nada que possa ser feito para continuar o desenvolvimento do projeto, enquanto que no software livre é possível que outro grupo adote o projeto e continue a evoluir o código.
Outro problema quando alguém opta por um software fechado quando há um similar livre disponível é a ausência de garantias e suporte desse último. As licenças de software livre em geral eximem o autor de qualquer responsabilidade tanto quanto é permitido pelas leis do local. Isso infere no que diz respeito a segurança da informação e as responsabilidades quanto ao vazamento da mesma.
Apesar das licenças de software livre normalmente incluírem cláusulas sobre a ausência de responsabilidades, há casos em que empresas optam por fornecer, como um serviço, garantias e suporte para um determinado software livre. Qualidade, reputação e imagem são vistos como desvantagens na adoção do software livre. Quando não há uma empresa de renome por trás do software oferecido, há uma maior dificuldade em avaliar as alternativas. Para se manter no mercado competitivo as empresas leva em consideração seus concorrentes que têm fácil acesso ao código fonte, e por isso e essencial que a empresa criadora do software mantenha seu diferencial para garantir seu mercado a longo prazo.
Podemos concluir que os dois lados tanto Software Pago como livre tem suas vantagens e desvantagens, mas deve-se observar a quem é delegado a responsabilidade ou direito dos mesmos. Como conseguir suporte necessário, qual