Lei de Ohn
Quando um condutor é atravessado por uma corrente elétrica e a transforma a energia que o atravessa em energia térmica, este é chamado de resistor sendo por muitas vezes assim usado como aquecedor em chuveiro elétrico, torneiras elétrica e em produtos que necessitem de um limitador de intensidade da corrente.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados (ANDRADE; BISNETO; BORGES, 2011).
Para Ferraro (2013) “a resistência elétrica mede a dificuldade que o resistor oferece para a passagem da corrente, assim quando a ddp é igual para diferentes resistores à intensidade da corrente será menor”.
2 OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo executar o experimento Comportamento do resistor em diferentes ddp - Lei de Ohm, que consiste em analisar o comportamento da resistência, quando nela são inseridos diferentes potencias de energia, afim de observar o comportamento da corrente elétricas, dividido em duas etapas, uma o multímetro foi alinhado em serie e outra posicionado em paralelo . Tais experiências afim que os alunos compreendessem a pratica o que é ensinado na sala de aula.
3 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Lei de Ohm
Resistor é um elemento de circuito que consome energia elétrica e a transforma em energia térmica. Dizemos que um resistor dissipa energia elétrica. Veja:
Os resistores são bastante utilizados como aquecedores em chuveiros elétricos, torneiras elétricas, ferros de