Pilhas
Na pilha de Leclanché, o ânodo de zinco é constituído pelo recipiente da pilha. O cátodo (polo positivo) é uma barra de grafite que atua como elétrodo inerte.
Ânodo : Zn(s) → Zn2+(aq) + 2 e-
No ânodo pólo negativo da pilha ocorre à oxidação do zinco metálico contado no envoltório interno da pilha
Cátodo: 2MnO24+(aq) + 2NH41+(aq)- → 1Mn2O3(aq) + 2NH3(g) + 1H2O(l)
No catodo pólo positivo da pilha ocorre à redução do manganês presente na pasta interna.
Vantagens :
- feita de material não tóxico;
- baixo custo.
Desvantagens :
- não pode ser reciclada;- propensa a derramar;- curta vida útil;- energia potencial e corrente instáveis
Pilhas Alcalinas Nesta pilha, o ânodo é de Zn e o cátodo é de MnO2. O eletrólito é geralmente um gel de KOH. Tem uma voltagem de 1,54V.
Vantagens e desvantagens:
Seu rendimento é elevado, fornecendo uma intensidade de corrente bastante superior e permitindo assim um maior tempo de funcionamento dos aparelhos.
As pilhas alcalinas têm uma característica muito importante, que lhes permite funcionar em ambientes com temperaturas muito frias, de até -40 graus centígrados.
Apesar de serem pilhas com um custo superior às pilhas normais de zinco-carvão, as pilhas alcalinas têm ainda a propriedade de conservar durante muito tempo a sua energia, mesmo não estando a ser usadas. Se estiverem, por exemplo, um ano sem ser usadas, apenas perdem 10% da sua carga.
Pilhas de mercúrio Uma pilha de mercúrio é um tipo de pilha alcalina. Por ter mercúrio em grandes concentrações, sua comercialização foi banida em muitos países. A parte negativa da pilha (ânodo) é uma amálgama de zinco (reagente) e de mercúrio, a parte positiva (cátodo) é o óxido de mercúrio II (HgO) e a solução eletrolítica é uma pasta de papel umedecido contendo o hidróxido de potássio (KOH), que funciona como uma ponte salina, ligando as duas semi-celas.