Lei de Oersted
Materiais
• Fonte
• Fio Condutor
• Bússola
Teoria
Em 1819 o físico dinamarquês Oersted observou que, quando a agulha de uma bússola é colocada próxima de uma corrente elétrica, essa agulha é desviada de sua posição . Ora, uma agulha magnética, suspensa pelo centro de gravidade, só entra em movimento quando está em um campo magnético. O deslocamento da agulha só se explica pela formação de um campo magnético em torno do condutor percorrido por corrente elétrica. Foi essa a primeira vez que se observou o aparecimento de um campo magnético juntamente com uma corrente elétrica. Procedimentos Praticos
Primeiramente coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a uma fonte, inicialmente com a chave fechada , em seguida com a chave aberta passando corrente elétrica no fio, verificou que a agulha magnética movia‐se, orientando‐se numa direção perpendicular ao fio, evidenciando a presença de um campo magnético produzido pela corrente, . Este campo originava uma força magnética capaz de mudar a orientação da bússola. Interrompendo‐se corrente, a agulha retornava a sua posição inicial, ao longo da direção norte‐sul.
Observou‐se, então , a existência de uma relação entre a Eletricidade e o Magnetismo. Ao campo magnético de origem elétrica chamamos de Campo Eletromagnético.
conclusão
Após o experimento ea pesquisa , conclui que Todo condutor percorrido por corrente elétrica, cria em torno de si um campo magnético.