Contribuição para o eletromagnetismo
O experimento de Oersted
Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo sentido depende do sentido da corrente.
André-Marie Ampère (1775-1836). Partindo das experiências feitas pelo por Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos eletromagnéticos. Além disso, descobriu as leis que regem as atrações e repulsões das correntes elétricas entre si. Projetou o galvanômetro e construiu o primeiro eletroímã que foi fundamental para aperfeiçoamentos de vários aparelhos como o telefone, o microfone, o alto-falante, etc.
Michael Faraday (1791-1867). Identificou a rotação do plano de polarização da luz quando era colocado num campo magnético. Acreditava nas linhas de campo elétrico e magnético como entidades físicas reais e não abstrações matemáticas. Sua grande contribuição ao eletromagnetismo foi à descoberta da indução eletromagnética em 1831, fundamental para o surgimento dos motores mecânicos de eletricidade e os transformadores. Utilizada por exemplo, na obtenção de energia elétrica nas usinas hidrelétricas.
Heinrich Friedrich Emil Lenz (1804- 1865). Descobriu a reversibilidade das máquinas elétricas. Pesquisou condutividade de vários materiais sujeitos a corrente elétrica e o efeito da temperatura sobre a condutividade. Formulou um princípio básico, conhecido atualmente por Lei de Lenz. Heinrich observou que a corrente elétrica induzida produzia efeitos opostos a suas causas. Heinrich estabeleceu