Vamos lá ver quem me conhece na verdade
Cordofones
Os instrumentos da orquestra dividem-se em quatro categorias: aerofones membranofones idiofones Os cordofones são todos os instrumentos onde o som se obtém a partir de uma corda esticada e a vibrar. Quanto mais longa e grossa for a corda mais grave será o som. Ao contrário, o som será mais agudo quanto mais fino e curta a corda.
No grupo dos cordofones existem duas famílias distintas: os de corda friccionada e os de corda dedilhada.
Cordofones - família das cordas friccionadas
Na família das cordas friccionadas o som obtém-se ao friccionar o arco nas cordas do instrumento.
O Violino
A Viola
O Violoncelo
Cordofones - família das cordas dedilhadas
Os cordofones da orquestra são quase todos de corda friccionada mas existem outros, como por exemplo a harpa, que se tocam dedilhando as cordas.
A Harpa http://www.prof2000.pt/users/jlcorreia/em/orquestra/pagina1.htm - 27-01-2014
Aerofones
Os aerofones são todos os instrumentos onde o som se obtém ao colocar a vibrar uma massa de ar, normalmente dentro de um tubo.
Nos aerofones, em geral, as diferentes notas obtêm-se de duas maneiras: modificando a maneira de soprar combinada com a pressão dos lábios e também alterando o comprimento do tubo.
Um pouco como com as cordas, quanto mais longo for o tubo mais grave será o som e quanto mais curto mais agudo.
Nos aerofones também existem duas famílias distintas: a família das madeiras e a família dos metais.
Aerofones - família das madeiras
Inicialmente, nesta família os instrumentos eram todos de madeira mas actualmente a flauta transversal é feita em metal.
Na família das madeiras existem instrumentos de palheta simples, outros com palheta dupla e ainda outros que utilizam apenas a aresta de um orifício (a flauta transversal) para obter a vibração que por sua vez coloca a coluna de ar a vibrar.
No caso da palheta simples a palheta é fixada contra o tubo do instrumento, batendo nele ao vibrar. No caso da palheta dupla