GATTACA
Em uma esfera futurista, não tão distante, aonde o conceito de Estado, controla, através de manipulação genética a sociedade, criando divisões sociais , em um primeiro momento legitimadas pela ciência. A humanidade reproduz-se em laboratório, e suas características futuras, físicas e genéticas são determinadas antes desta. O protagonista , Vincent (Ethan Hawke), nasce da forma natural, ou seja , não nasce por essas técnicas laboratoriais, e almeja desde tenra idade ser astronauta, porém por ser concebido desta forma natural, esta propenso a ter doenças pertinentes aos humanos, sendo assim o único emprego que esta ao seu alcance. Obtém, contudo, um bom cargo uma corporação, ocultando sua analogia genética real. Porém um caso de assassinato surge em seu emprego, desta forma vindo a tona, durante as investigações sua verdadeira indentidade genética, inferior para esse Estado Futurista e eugenista.
Inserido ao nome da obra cinematografia a um jogral realizado com os nomes da série de bases nitrogenadas que compõem o DNA, Guanina, Adenina, Timina, Timina, Adenina, Citosina, Adenina por fim formando Gattaca.
A proposta do filme não é única ou mesmo uma novidade na literatura, a obras anteriores e posteriores que abordam a mesma temática , como por exemplo o livro de 1.932 Brave New World( Admirável mundo novo , em uma versão nacional) escrito por Aldous Huxley, neto do famigerado biólogo inglês Thomas Henry Huxley, defensor da teoria da evolução de Charles Darwin. Em sua obra, assim como em Gattaca, acontece em um futuro com características utópicas, aonde os seres humanos são separadas por castas de acordo com suas condições biológicas, e estão sobre as leis deste estado totalitário e eugênico, não possuindo valores religiosos ou mesmo , o conceito da família esta abolido. Dentre as semelhanças com Gattaca temos o futuro com marcantes características utópicas, um estado totalitário e eugênico, o medo exacerbado dos humanos em