Lei de Lambert-Beer
A lei de Lambert-Beer é a principal base das técnicas espectroscópicas de absorção, nomeadamente em UV-Visível. Porém, e tal como todas as leis, possui determinadas limitações. Os desvios a esta lei podem ser de dois tipos distintos: instrumentais ou químicos. Os desvios de natureza instrumental podem resultar do facto da radiação incidente na amostra não ser totalmente monocromática, dando origem a interações com as partículas em solução, surgindo uma radiação parasita. Além disso, podem resultar de imperfeições instrumentais que provocam perda de uma parte da radiação incidente através de fenómenos de dispersão, sendo este fenómeno mais notório para comprimentos de onda baixos.
No caso dos desvios químicos, estes resultam de variações não quantificadas de concentração da espécie absorvente, podendo estas resultar de três fatores distintos. No primeiro caso podemos ter soluções com elevada concentração na espécie absorvente, dando origem a interações ou associações entre as partículas.
Por outro lado, podem ocorrer, também, equilíbrios químicos simultâneos, como por exemplo, os de complexão, gerando-se pontos isobésticos (pontos no espectro em que a absorvância total é