lei de hooke
Referencial Teórico: A Força elástica é uma força de interação que é exercida por sistemas elásticos quando sofrem deformações. Um exemplo de sistema elástico seria uma mola presa em uma das extremidades a um suporte, e inicialmente em repouso. Aplicando-se uma força na outra extremidade, a mola tende a deformar (esticar ou comprimir, dependendo do sentido da força aplicada). Ao estudar as deformações de molas e as forças aplicadas, o físico inglês Robert Hooke verificou que a deformação da mola aumenta proporcionalmente à força. Assim, foi estabelecida a chamada Lei de Hooke:
F = kx
Onde F é a intensidade da força aplicada (em Newtons), K é a constante elástica da mola (em Newtons/metros) e x é a deformação da mola (em metros).
A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, entre outras.
Esquema da montagem experimental
Parte 1: Para iniciar o experimento montamos o equipamento conforme a figura 1. Figura 1 Figura 2
Parte 2: Prendemos o primeiro peso na extremidade da mola e calculamos a deformação sofrida pela mola (igualando a força elástica ao peso), anotando o valor obtido.
Parte 3: Prendemos o segundo peso à outra mola e calculamos a deformação sofrida agora com os dois pesos presos à mola.
Os pesos utilizados no experimento tinham massa de 50,04g e 50,27g.
Material utilizado:
- Tripé
- Mola
- Haste fêmea
- 2 pesos
- Fixador com manipulo
- Haste macho
- Fixador
- Régua milimetrada
- Balança digital
- Fixador magnético
Resultados e discussões
Com a realização do experimento prático e analisando os valores obtidos, foi verificada a autenticidade da Lei de Hooke, observando que quanto