Lei de hooke
O objetivo geral da experiência realizada em laboratório é vivenciar na prática a força elástica através de análises de situações e de resultados, fatos que irão comprovar a Lei de Hooke.
O objetivo específico da experiência é estudar o comportamento estático e dinâmico nas molas, através de sua deformação elástica, para assim calcular a intensidade da força elástica que atua sobre elas.
2- INTRODUÇÃO
O cientista inglês Robert Hooke nasceu em 18 de julho de 1635 em Freshwater, na ilha britânica de Wight (Inglaterra) e morreu em 03 de março de 1703, em Londres. Foi considerado uma figura chave da revolução científica devido a seus feitos, a ele se atribui a invenção do microscópio composto, que consiste de lentes múltiplas (geralmente três - uma ocular, uma lente de campo e uma objetiva), a ele se atribui a construção do primeiro telescópio refletor, ele aperfeiçoou instrumentos como Barômetro, inventou o primeiro relógio portátil de corda e desenvolveu a Lei Hooke (Lei das deformações elásticas). Robert Hooke (1635-1703), em um de seus experimentos observou o comportamento mecânico de uma mola e constatou que quanto maior o peso apoiado em uma de suas extremidades (a outra extremidade era presa a um suporte fixo), maior seria a deformação elástica (aumento do comprimento) sofrida pela mola. Embora a apresentação da lei seja apresentada com uma mola, pode-se constatar que se estende a qualquer sistema elástico de comportamento similar. Como por exemplo, uma tira de borracha ou um elástico. Considere uma mola vertical presa em sua extremidade superior. Aplicando-se a força F na extremidade inferior da mola na situação ( I ) teremos a situação ( II ), ela sofre uma deformação x. Caso apliquemos uma força 2F ela sofrerá uma deformação 2x conforme situação ( III ). Essas deformações são chamadas de elástica e quando, retirada a força 2F, a mola retorna à situação ( I ).
[pic]
Segundo Robert