Serviço social
Data de Publicação :
11/06/2007
Idioma :
Português
Formato :
.doc
Número de páginas :
6 páginas
Nível :
Especializado
Consultado :
4 vez(es)
Avaliaçao cliente : ainda nao avaliado
Validado por : comitê de leitura
R$ 9.95Colocar no carrinhoPermuta grátis
Resumo estudo
Neste trabalho pretende-se fazer uma análise reflexiva sobre os aspectos da relação do assistente social com as políticassociais. O texto de Joana Garcia apresenta um debate interdisciplinar, em que diferentes contribuições acadêmicas relativas à economia, política, sociologia, psicologia social e principalmente serviço social analisam a política de Assistência Social. Mas nosso foco aqui é refletir sobre o trabalho do Assistente Social ao longo dos anos.
Refletir sobre a prática profissional do Assistente Social nos trabalhos que são atribuídos à categoria, quando estes são decorrentes das complexas dimensões que perpassam pela questão social na contemporaneidade, requer uma análisepreliminar de uma série de elementos preponderantes para a configuração dessa problemática.
Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória. A Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro. Portanto, pensar esta área como política social é uma possibilidade recente. Mas, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência socialque precisa ser capturado para análise do movimento de construção dessa política social.
Entende-se por política social, as formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social, envolvendo o poder de pressão e a mobilização dos movimentos sociais, com perspectivas de problematizar as