Lei de Hooke
FACULDADE PIO DÉCIMO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Relatório
Aracaju / SE Abril/2013
Alisson Erikles Lopes dos Santos
Arthur Querino De Melo Santos
Barbara Santos de Souza
Erica de Souza
Janiary da Costa
José Oliveira Menezes Neto
Saul Sampaio Bessa
Tony das Chagas Machado
Virney Leonel
Relatório
Relatório sobre Lei de Hooke referente à disciplina Laboratório de Física experimental, ministrada pelo Profº Dárcio Hersch no dia 07/03/2013 na turma A de Engenharia Civil .
Aracaju/SE
Abril/2013
1. Introdução
Pendulo com molas ou lei de Hooke
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos e pode ser utilizada desde que o limite elástico do material não seja excedido. O comportamento elástico dos materiais segue o regime elástico na lei de Hooke apenas até um determinado valor de força, após este valor, a relação de proporcionalidade deixa de ser definida (embora o corpo volte ao seu comprimento inicial após remoção da respectiva força). Se essa força continuar a aumentar, o corpo perde a sua elasticidade e a deformação passa a ser permanente (inelástico), chegando à ruptura do material.
No SI, F em Newton, k em Newton/metro e Δl em metros. Nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou esticá-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão acima.
2. Objetivo
Um dos objetivos deste experimento é observar a deformação que se propaga em um sistema de pêndulo de mola que contém dois tipos diferentes de molas, plástica e metálica.
Aplicando uma força(g) em uma mola inicialmente em repouso, observar a