lei de hook
Introdução_____________________________________________________02
História________________________________________________________03
Lei de hooke____________________________________________________04
Teste de comprovação____________________________________________05
Gráfico ________________________________________________________06
Conclusão ______________________________________________________07
Introdução:
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante do corpo que é deformada.
A lei de Hooke foi formulada em 1678 pelo cientista inglês Robert Hooke.Esta lei diz que o alongamento experimentado por um material elástico (ao sersubmetido à ação de uma força deformadora) é diretamente proporcional àforça deformadora sempre que a referida força não ultrapasse determinadolimite, designado de limite de elasticidade, o qual depende do material emquestão.O alongamento de material elástico representa-se por l e nãoconstitui o comprimento do material elástico, mas sim a diferença entre o seucomprimento final e o seu comprimento inicial.
A lei de HookeExiste uma grande variedade de forças de interação, e que a caracterização de tais forças é, via de regra, um trabalho de caráter puramente experimental. Entre as forças de interação que figuram mais freqüentemente nos processos que se desenvolvem ao nosso redor figuram as chamadas forças elásticas, isto é, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformações. Por este motivo é interessante que se tenha uma idéia do comportamento mecânico dos sistemas elásticos. Não conhecemos corpos perfeitamente rígidos, uma vez que todos os experimentados até hoje sofrem deformações mais ou menos apreciáveis quando submetidos à ação de forças, entendendo-se por deformação de um