Análise Ergonomica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: ERGONOMIA
PROFª DILMA BOWEN
ANÁLISE ERGONÔMICA
- Brasília-
2014
1 Análise da demanda
Unidade varejista de empresa multinacional localizada em shopping. A loja funciona diariamente das 10:00 h as 22:00. Os 10 funcionários são divididos em turnos, com jornada de 44 horas semanais.
As observações ergonômicas se concentraram na área dos caixas, que também exercem funções administrativas. Foi realizada visita ao local e a atividade foi devidamente registrada (anexo 1).
2 Análise da tarefa
A atividade de caixa é exercida por 04 funcionários, divididos em 2 turnos. A área dos caixas é composta por 03 computadores dispostos paralelamente. Dispõem também de aparelho telefônico e documentação de atividades administrativas.
A tarefa realizada é composta por atividades de checkout (como recebimento de pagamento e emissão de notas fiscais) e de funções administrativas, como atendimento telefônico, recebimento de documentação, sua triagem e arquivamento.
Os colaboradores precisam constantemente se deslocarem de seus postos de trabalho até os limites da bancada, ou mesmo, em outras dependências da empresa. O simples ato de atender telefones implica no abandono do posto de trabalho.
A jornada é de 8 horas diárias, em escala 6 X 1 e a área de atividade é de 2,0 m X 4,0 m . Com três computadores dispostos lateralmente.
Em razão do constante absenteísmo dos funcionários, foi solicitado a análise ergonômica do posto de trabalho.
3 Análise da atividade real
4 Diagnóstico
As observações realizadas incorreram na identificação de 6 pontos vitais que necessitariam ser corrigidos, foram eles:
A porta, que representa fonte de estresse, pois precisa ficar aberta, o que significa ruído e distração; se fechada implicará na necessidade do funcionário de levantar sempre que alguém entrar na sala.
O teclado e o mouse estão mal posicionados, distantes do operador, o que implica