Analise ergonomica
Cheila de Andrade (UNOCHAPECÓ) cheiladeandrade@yahoo.com.br
Silvério Marangoni (UNOCHAPECÓ) silveriomarangoni@bol.com.br
Resumo: Os problemas ósteo-musculares dos membros superiores por esforços repetitivos são hoje a mais freqüente das doenças do trabalho nos países precoce ou tardiamente industrializado. A referente pesquisa foi realizada em empresa de construção civil de Xanxerê/SC, no setor de produção de ferragem, especificamente na dobragem do aço, devido a demandas constantes de reclamações de um trabalhador específico de dores nos punhos, fadiga muscular e dores musculares na região do pescoço. Para a análise das atividades deste funcionário, foram consideradas, força aplicada com as mãos e punhos, repetitividade das atividades, posturas assumidas, organização do trabalho e ferramentas utilizadas através da utilização do método de OWAS para avaliar a postura e o posto de trabalho, além da aplicação do Check-list de Couto para a avaliação simplificada do fator biomecânico no risco para distúrbios músculo-esqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho. Os resultados do check-list demonstraram que o trabalhador analisado apresenta um fator biomecânico significativo, com risco de obtenção de distúrbios osteomusculares devido aos esforços repetitivos relacionados com o trabalho. Tendo como finalidade promover soluções e melhorias para os problemas diagnosticados e garantir o bem estar, o conforto físico do trabalhador e o bom desenvolvimento do trabalho.
Palavras chave: Ergonomia, DORT, Bem estar.
1. Introdução
A ergonomia tem como finalidade projetar máquinas, equipamentos e ambientes adequados ao uso humano, é a ferramenta de ligação entre homem–máquina, ou seja, é o estudo da adaptação do trabalho ao homem.
A Ergonomia melhora as condições de trabalho aumentando a segurança, a eficiência, reduzindo o desconforto físico e os custos humanos,