Lei de efusao e difusao de gases
João Uchoa
Otávio Colombino
Victor Alves
Felipe Nassif
PRESIDENTE PRUDENTE
08/07/2015
Lei de efusão/difusão de Grahan e Determinação do volume molar do oxigênio – QUÍMICA GERAL
Relatório apresentado ao Professor Diego N. David-Parra da disciplina de Química Geral da turma XIV, do curso Engenharia Ambiental.
UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia
Presidente Prudente - 2015
Introdução
No último laboratório o assunto abrangido era o comportamento dos gases. Os alunos realizaram duas experiências, a primeira se tratando da Lei de Efusão/Difusão de Graham, através de um tubo de vidro seco e algodão, cronometramos o tempo da formação de um anel branco, resultante da reação dos gases HCl e NH3. A segunda experiência se trata da Determinação do Volume Molar do Oxigênio, onde aquecíamos a mistura de KClO3 e MnO2 que, por meio de uma mangueira, a formação de bolhas nos revelaria o volume do gás na proveta.
Conclusão :
Podemos concluir que a lei de efusão/difusão de Grahan, é possível obter a velocidade de difusão de cada gás , no experimento em cm/100seg através do local onde analisamos a reação entre os gases utilizados (HCl e NH3) e a partir da fórmula da velocidade =espaço percorrido/tempo , podemos encontrar a velocidade.
E para obter o volume molar do oxigênio mistura se os reagentes KClO3 e MnO2 , montou se o sistema mostrado no experimento , com a reação liberou oxigênio para a água e após isso , anotou se os valores da proveta , e com o uso da formula da pressão, volume e temperatura , descobrimos o volume molar do oxigênio.