Lei De Charles
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
ALISSON ANDRADE OLIVEIRA FARO
LUCAS OLIVEIRA CABRAL
THARCYSIO MENDES DO NASCIMENTO
LEI DE CHARLES
Aracaju
2014
ALISSON ANDRADE OLIVEIRA FARO
LUCAS OLIVEIRA CABRAL
THARCYSIO MENDES DO NASCIMENTO
LEI DE CHARLES
Relatório apresentado ao curso de Engenharia de Petróleo, sob orientação da profª. Glaucia Regina. Como um dos pré-requisitos para obtenção de aprovação de Química III no 2º Semestre de 2014. Turma: E02.
Aracaju
2014
1. INTRODUÇAO
Esta experiência foi realizada para demonstrar a veracidade da lei de Charles, trazendo o seguinte enunciado: A pressão constante, o volume de uma determinada massa de gás é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta, ou seja, constante.
2. OBJETIVOS
Determinar experimentalmente a relação entre o volume e a temperatura de uma amostra de ar a pressão constante, determinando às variações do volume de um gás com a temperatura variou a uma pressão constante.
3. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Segundo ATKINS P.W. “A relação entre o volume do gás e a temperatura foi descoberta em 1787 pelo cientista francês Jacques Charles (1746-1823). Charles descobriu que uma quantidade constante de gás mantida a pressão constante tem um volume que aumenta linearmente com o aumento da temperatura.”
“Em 1848, o físico britânico William Thomson (1824-1907), lord kelvin, propôs uma escala de temperatura absoluta, que hoje é conhecida como a escala kelvin. Nesta escala, o 0k, que é zero absoluto, corresponde a -273,15ºC. Em termos da escala kelvin, a lei de Charles pode ser enunciada da seguinte forma: O volume de uma quantidade constante de gás mantida a pressão constante é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás. Assim, se a temperatura absoluta for duplicada, por exemplo, de 200 K para 400K, o volume do gás também duplica. Em forma matemática, a lei de Charles se exprime.”
V= constante.T ou V/T=