Lei da Termodinâmica
Temperatura: é uma medida da energia cinética media das moléculas ou átomos individuais.
Calor: é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substancia.
Exemplos:
- A temperatura está baixa hoje. Então está frio.
- Essa água está quente.
- Você está com febre. É melhor tomar um banho frio
2) Enuncie a Primeira Lei da Termodinâmica e explique.
A primeira lei da termodinâmica é a lei de conservação da energia. Nela observamos a equivalência entre trabalho e calor. Esta lei enuncia que a energia total transferida para um sistema é igual à variação da sua energia interna.
A expressão matemática que traduz esta lei para um sistema não-isolado é:
Δ U = Q + W + R
onde Q representa troca de calor, W a realização de trabalho (sendo respectivamente positivos quando o sistema recebe calor ou nele é realizado trabalho, negativos do contrário) e R a emissão ou absorção de radiação. Podemos simplificar dizendo que existe uma função U (energia interna) cuja variação durante uma transformação depende unicamente de dois estados, o inicial e o final. Num sistema fechado a indicação desta variação é dada como:
Δ U = Q – W
Onde Q e W são, respectivamente, o calor e o trabalho trocados entre o sistema e o meio. As quantidades W e Q são expressas algebricamente, sendo positivas quando expressam energia recebida pelo sistema. A quantidade R é nula pois, em sistema fechado, não se verificam absorções nem emissões de radiação.
A energia interna é definida como a soma das energias cinéticas e de interação de seus constituintes. Este princípio enuncia, então, a conservação de energia. 3) Explique os três mecanismos de transmissão do calor.
Radiação: a radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a radiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra-Atmosfera recebe energia do