Leis da termodinâmica
A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA 2 Análise gráfica 3 A Segunda Lei da Termodinâmica 5 Referencia Bibliográfica 7 Exercícios 7
A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA
Há cerca de duzentos anos, o calor era encarado como um fluido invisível denominado calórico, que fluía como água de objetos quentes para objetos frios. O calórico parecia ser conservado – ou seja, parecia fluir de um lugar para outro sem ser criado ou destruído. Essa ideia foi a precursora da lei da conservação da energia. Pela metade do século 19 tornou-se claro que o não é uma substância localizada no interior da matéria, tornou-se claro que o fluxo de calor não era mais do que um mero fluxo de energia. A teoria do calórico para calor foi sendo gradualmente. Hoje encaramos calor como energia sendo transferida de um lugar para o outro. Calor é energia em trânsito.
Quando a lei da conservação da energia é estendida para incluir o calor, passamos a chamar de primeira lei da termodinâmica. O enunciado de uma forma geral é o seguinte:
Quando flui calor para um sistema ou para fora dele, o sistema ganha ou perde uma quantidade de energia igual à quantidade de calor transferido.
Por sistema, queremos nos referir a um grupo bem definido de átomos, moléculas, partículas ou corpos. O sistema pode ser pode ser o vapor quente dentro de uma máquina térmica, ou pode ser a atmosfera inteira da Terra. Pode até mesmo ser o corpo de um ser vivo. O ponto importante é que devemos é que devemos ser capazes de definir claramente o que está contido no sistema e o que está fora dele. Se adicionarmos calor ao vapor de uma máquina a vapor, à atmosfera da terra ou ao corpo de um ser vivo, estaremos adicionando energia ao sistema. O sistema pode usar essa energia para aumentar a sua própria energia interna, ou para realizar trabalho sobre sua vizinhança. De modo que se adicionarmos calor ao sistema, ocorrerá uma de duas coisas: (1) um aumento da energia, se a energia permanece nele, ou (2) a realização