LEIS DA TERMODINÂMICA
LEIS DA TERMODINÂMICA
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Propriedades dos materiais, do curso Engenharia de Produção da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Hélio Guerrini.
SÃO PAULO
2013
Introdução
Quase tudo o que acontece envolve, de certa forma, perceptivelmente ou não, transformações de algum tipo de energia em energias de outros tipos ou, em alguns casos, simplesmente transferências de energia.
Por exemplo, a energia do Sol, sob forma de luz ou de calor, é absorvida pelas plantas, pelo solo, pela nossa retina. Vemos, sentimos e vivemos porque roubamos alguma energia do sol. As violetas perfumam o ar, as rosas são vermelhas ou amarelas, porque o sol existe. No fundo, a absorção e consequente transformações de energia do Sol é a responsável maior pelas transformações que ocorrem na terra.
Alguns nomes são dados aos principais processos de transformação de energia do sol como, por exemplo, o chamado calor latente de vaporização, a fotossíntese, o calor latente de fusão, a radiação infravermelha, etc.
A Termodinâmica é o conjunto de princípios que regem a absorção e as transformações da energia.
O prestigio da física provem em grande parte de que, através das observações acumuladas, foi possível explicar, por meio de poucos princípios gerais, todo o universo de fenômenos observados. Em particular, as leis da termodinâmica regulam, sem exceção conhecida, todos os fenômenos que envolvem transformações ou transferências de energia.
Neste trabalho iremos falar destas leis: A Lei zero, Primeira Lei e Segunda Lei da Termodinâmica.
Sumário
1. Resumo 5
2. Lei Zero da Termodinâmica 6
3. Primeira Lei da Termodinâmica 6
4. Segunda Lei da Termodinâmica 8
4.1. Enunciado de Clausius 8
4.2. Enunciado de Kelvin- Planck 8
4.3. Máquinas Térmicas 8
4.4. Rendimento das