OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EJA
Francisca Nunes Nogueira Beserra
1 – Introdução
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino nos dias de hoje que requer um novo pensar acerca das políticas de (re)inclusão dos educandos nas redes de educação pública do nosso país. O que se tem pensado até o momento é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste seguimento é de origem eminentemente alfabetizatório, no entanto alfabetizar é somente a primeira etapa do processo, o que não se pode é pensar que só a alfabetização poderá garantir o desenvolvimento social deste educando. Sabe-se que o papel docente é de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas de educação de jovens e adultos. Por isso, o professor dessa modalidade de ensino deve também ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil desse professor é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto que vê seu professor como um modelo a seguir.
2 – Justificativa
A escola aborda um problema que vivencia no seu cotidiano, que é a permanência e aprendizagem dos alunos da EJA. E ver esse problema como um grande desafio, pois os alunos apresentam como característica uma baixa autoestima, que está relacionado à situação do fracasso escolar, também associado pela exclusão ou pelo insucesso pedagógico anterior, comprometendo esses alunos a voltarem à sala de aula, de modo a revelar uma autoimagem fragilizada desses alunos, consequentemente expressam sentimentos de insegurança e de desvalorização social.
3 – Problema
A aprendizagem desses alunos é um fator que ocupa lugar de destaque entre as maiores preocupações pedagógicas, haja vista que é um grande desafio que os educandos encontram no dia-a-dia na sala de aula. Esse fenômeno vem sendo discutido em nossa sociedade de forma cotidiana, seja por