corrosão
DETERIORATIVAS
(CORROSÃO)
PRINCIPAIS MEIOS CORROSIVOS
Atmosfera (poeira, poluição, umidade, gases).
Água (bactérias dispersas: corrosão microbiológica, chuva ácida, etc.)
Solo (acidez, porosidade.)
Produtos quimicos
CORROSÃO
De
um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A primeira associação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma em superfícies metálicas. Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como concreto e polímeros orgânicos, entre outros.
CORROSÃO EM ESTRUTURAS
A corrosão
produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais, assim atingindo custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento; estima-se que uma parcela superior a 30% do aço produzido no mundo seja usada para reposição de peças e partes de equipamentos e instalações deterioradas pela corrosão.
CORROSÃO METÁLICA
A
corrosão é inimiga natural dos metais. Os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro.
Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como “ferrugem”.
EXEMPLOS DE CORROSÃO METÁLICAS
Automóveis: corrosão dos chassis, corrosão da carroceria; Canalizações (aço, aço galvanizado) : corrosão externa e, principalmente, interna;
Material de cozinha (panelas/tachos de alumínio ou mesmo de aço inox): exteriormente parecem limpos e brilhantes, mas no seu interior surge corrosão por pontos (sal) ou corrosão na linha de água. CORROSÃO NO CONCRETO
A corrosão no concreto pode ser causada por vários tipos de reações, nos próximos slides falaremos sobre dois tipos de corrosão, como:
Carbonatação
Ataque de cloretos