AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL E INSULAR: ATIVIDADES ECONOMICAS
As indústrias tradicionais e de beneficiamento de produtos agropecuários e pescado são atividades antigas, cuja finalidade é atender às necessidades básicas das populações locais. Por isso, elas estão instaladas, sobretudo, nas capitais dos países e nas principais cidades.
O canal do Panamá, principal riqueza do país do mesmo nome, foi construído pelos Estados Unidos, com o objetivo de interligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Devido à elevada altitude do terreno, foi preciso construir um lago artificial e eclusas, para que se pudesse navegar pelo canal. Até o ano de 1999, esse canal estava sob o domínio norte-americano, hoje o controle é do Panamá.
Uma das maneiras de usar a terra para a agricultura comercial é a plantation – plantação tropical que ocupa grandes extensões de terra exige grande emprego de capital e mão-de-obra, atrai capital estrangeiro, cultiva um só tipo de produto (monocultura) e é voltada para o mercado externo.
• Podemos afirmar que na maioria dos países da América Central pratica-se a agricultura comercial de produtos tropicais.
• Nas ilhas das Grandes Antilhas pratica-se a agricultura comercial de produtos tropicais, principalmente de cana-de-açúcar, café, banana, tabaco e algodão.
• Entre as frutas exportadas na América Central continental, destaca-se a banana.
• A atividade industrial da América Central é bastante modesta e caracterizada pelas indústrias de refino e aproveitamento dos subprodutos de açúcar e pelas indústrias alimentícias.
• Os centros industriais da América Central são também as capitais dos países onde estão localizados.
A Jamaica é o maior produtor mundial de alumínio.
• Cuba produz cana-de-açúcar em grande quantidade, sendo um dos maiores produtores mundiais desse produto.