Lei da oferta e da procura
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
NOÇÕES DE ECONOMIA AMBIENTAL
MANAUS – AM
MAI/2013
IFAM – INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
LEI DA OFERTA E DA PROCURA
Amada Amanda Viana Procópio
Suelem Almeida de Oliveira
Thais Rodrigues Araújo
MANAUS – AM
MAI/2013
INTRODUÇÃO
A lei da oferta e da demanda busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação, entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.
Assim, o preço de um bem ou serviço é fixado levando em consideração a relação entre a procura e a necessidade do consumidor final e, ainda, os custos gerados na fabricação e o tempo gasto em sua produção. Os fatores que influenciam o consumidor final a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, a qualidade, a satisfação do cliente entre outros.
Classificação dos Mercados
O mercado é o local onde se encontram os vendedores e compradores de determinados bens e serviços. Antigamente, a palavra mercado tinha uma conotação geográfica que hoje não mais subsiste, uma vez que os avanços tecnológicos nas comunicações permitem que haja transações econômicas até sem contato físico entre o comprador e o vendedor, tais como nas vendas por telefone e/ou internet.
Os economistas classificam os mercados da seguinte forma: * Concorrência perfeita
Trata-se de um mercado caracterizado pelos seguintes fatores: * Existência de um grande número de pequenos vendedores e compradores; * O produto transacionado é homogêneo; * Há livre entrada e saída de empresas no