lei da oferta e procura
(demanda e oferta)
Lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta.
- Demanda
Demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como: A relação entre o preço do bem ou serviço: quanto maior, menor será a procura pelo mesmo. A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina. (Se um bem x, possui um bem y similar que satisfaça a mesma necessidade, quando o preço do bem x aumenta, o consumidor passa a adquirir o bem substituto, caindo assim a demanda do bem x. Ex.: se o preço da manteiga subir, provavelmente as pessoas vão optar por comprar a margarina)
A relação de seu preço com o preço de bens complementares. Ex. o preço do pão e da manteiga. (normalmente o consumo deles é feito em conjunto, e se o preço do pão aumentar o consumo dele cai, juntamente com o consumo da manteiga mesmo que o preço dela não tenha sido alterado.)
A renda do consumidor: quando ela aumenta também aumenta a demanda pela maioria dos bens,(os consumidores compram mais de todas as coisas) classe denominada de bens normais. Existe também a classe denominada de bens inferiores. (Nesse caso quando o indivíduo tem um aumento na renda ele passa a consumir menos os bens inferiores e demandará mais produtos de maior qualidade. ex. compramos a carne de segunda quando dispomos de pouco dinheiro, com a renda maior aumentará o consumo de carnes de primeira). Temos ainda o caso de bens saciado, quando a demanda do bem não é influenciada pela renda dos consumidores, (ex. arroz, farinha, sal)
O gosto ou preferência do indivíduo: a demanda pode ser alterada se houver mudança no gosto do indivíduo, mudança que pode ser influenciada por publicidade e propagandas, modismos ou