Gestão de Pessoas
Envolve os objetivos essenciais do negócio e está geralmente focalizada fora da empresa, ou seja, no atendimento a demandas da sociedade, do mercado ou do cliente.
A missão funciona como o proposito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços de seus membros.
Cada organização tem a sua missão própria e específica.
Assim como todo país tem os seus símbolos sagrados, como a bandeira, o hino e as armas, a organização deve preservar a sua identidade, tanto interna como externamente. Para tanto, a missão deve ser objetiva, clara, possível e, sobretudo, impulsionadora e inovadora.
A missão deve traduzir a filosofia da organização. Essa filosofia envolve os valores e crenças centrais, que representam os princípios básicos da organização. Os valores e crenças centrais devem focalizar os funcionários, os clientes, os fornecedores, a sociedade de um modo mais amplo e todos os parceiros envolvidos direta ou indiretamente, no negocio.
A moderna Gestão de Pessoas não pode ficar distanciada da missão da organização. Afinal, a missão se realiza e se concretiza através das pessoas.
• Visão
É a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro.
Toda organização deve ter uma visão adequada de si mesma, dos recursos de que dispõe, do tipo de relacionamento que deseja manter com seus clientes e mercados, do que quer fazer para satisfazer continuamente as necessidades e preferências dos clientes, de como irá atingir os objetivos organizacionais, das oportunidades e desafios que deve enfrentar, de seus principais agentes, de que forças a impelem e em que condições opera.
O termo visão é utilizado para descrever um claro sentido do futuro e a compreensão das ações necessárias para torná-lo rapidamente um sucesso.
A visão é importante simplesmente pelo fato de que hoje não se controlam mais as pessoas através de regras burocráticas e hierarquia de comando, mas por meio de compromisso com a visão e os valores