Lei 8080/90
Sistema Único de Saúde
1ª – Quais as atribuições de SUS?
- Promoção, proteção e recuperação da saúde;
- Reduzir as enfermidades;
- Controlar as doenças endêmicas e parasitárias;
- Melhorar a vigilância à saúde; - Dar qualidade de vida ao brasileiro.
2ª – Quais as diretrizes que integram as ações e Serviços Públicos de Saúde a uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único e organizado?
3ª – O que dispõe a lei Nº 8080/90? Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
4ª – A integralidade no âmbito do SUS é entendida como, segundo a Lei nº 8080/90?
A integralidade da assistência exige que os serviços de saúde sejam organizados de forma a garantir ao indivíduo e à coletividade a proteção, a promoção e a recuperação da saúde, de acordo com as necessidades de cada um em todos os níveis de complexidade do sistema.
5ª – Em meados da década de 80, as ações integradas de saúde (AIS) viabilizavam o que?
6ª – Quais as diretrizes que a 8ª Conferência Nacional de Saúde propõe como estratégia para qualificar o processo de municipalização?
7ª – Qual a Lei que tornou-se “Uma expressão Viva”, concreta e legítima da participação da sociedade em decisões tomadas pelo estado no campo da saúde?
8ª – Como é entendida a integralidade do SUS segundo a Lei nº 8080/90, além de constituir um instrumento normativo e legal?
9ª – Quais os objetivos principais dos Programas de Proteção e Recuperação da Saúde que notadamente são financiados como impostos da população?
10ª – Como é definido “Gerência”, segundo o Ministério da