Aristóteles
ARISTÓTELES
Capítulo 1:
1. Toda cidade é uma associação que visa o bem mais importante: a cidade ou a sociedade política.
2. As pessoas não sabem direito como um governo é constituído. Acreditam que a diferença está na quantidade de pessoas que fazem parte da cidade. Ele é dividido em político e real, econômico e despótico. O governo diferencia-se na verdade pelo modo como a cidade é formada. O real é aquele em que há um só governante com autoridade própria. O político, por sua vez, é aquele em que há alternância de poder.
3. O método que será empregado aqui pelo autor é o dialético. Ele utilizará a investigação experimental para descobrir as partes deste estudo; depois, induzirá a uma unidade para formar uma ciência; e, por último, a dedução será utilizada para comprovar a "utilidade" e veracidade da nova ciência. O primeiro passo é a origem e desenvolvimento da arte.
4. A primeira forma de sociedade consiste na união entre o homem e a mulher. A reprodução é o principal objetivo desta união. Deixar um ser que se assemelhe a si é parte da natureza de cada ser vivo - ou seja, a família e a reprodução (consequência da família) constituem a natureza do homem -. A hierarquia faz parte de toda sociedade. O homem inteligente deve mandar, e o homem que possui a força física - e, com isso, a técnica para produzir algo ou qualquer coisa do gênero - deve obedecer. Os dois possuem o mesmo objetivo: sobreviver. Com o inteligente dirigindo e o bruto executado, a sociedade formada será efetiva em seu objetivo.
5. A mulher e o escravo não são o mesmo. Eles possuem diferentes funções em uma família. A confusão entre mulher e escravo, aquela em que participam da mesma classe: bárbaro, é errônea neste sentido.
6. A família grega consiste na união entre homem e mulher, e senhor e escravo. A primeira sociedade formada é a família - Fica claro aqui que para haver uma sociedade é necessário iniciar sua construção pelas bases: a família.
7. O segundo tipo de