Legumes
Legumes
O que são legumes
São plantas ou partes de plantas que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, tubérculos e raízes, sendo esta análise não cientifica mas sim algo tradicional e designada pelos cozinheiros.
Por exemplo os cogumelos, embora pertencentes ao reino biológico dos fungos, são também considerados como legumes.
As nozes, sementes, grãos, ervas aromáticas e especiarias não são consideradas como legumes, embora sejam partes comestíveis de plantas.
Contêm geralmente uma pequena percentagem de proteínas e de gorduras, e uma percentagem elevada de vitaminas, dietéticos minera, fibras e hidratos de carbono. São fundamentais para a saúde do organismo com características antioxidantes, anti bacterianas, anti fúngicas, anti virais e anti cancerígenas, devendo ser incluídos nas principais refeições diárias.
Vantagens dos legumes
Existe uma larga variedade de legumes (cores, texturas e sabores), o que torna quase impossível não gostar de legumes.
São extremamente ricos nutricionalmente e fornecem elementos essenciais (vitaminas e minerais) para o correto funcionamento do organismo.
São uma fonte de energia, pela presença do amido.
Fornecem fibras alimentares em quantidades interessantes (feijão, grão e lentilhas, por exemplo).
São ricos em antioxidantes (que ajudam a combater os radicais livres e os agentes cancerígenos).
São ricos em vitamina C e vitamina A, substâncias indispensáveis para o correto funcionamento de algumas funções fisiológicas, como a visão.
São uma fonte natural de água.
São pobres em gordura, isentos de colesterol e com poucas calorias.
Cuidados a ter na compra
No ato da compra, é necessário que sejam verificados se não há folhas queimadas ou amareladas, furos ou presença de insetos, alimentos que já estejam danificados ou amassados devem ser evitados.
É recomendável cortá-los apenas na hora do consumo, lembrando que há vegetais que podem ser consumidos