Legislação aplicada a área de riscos e emergências
Curso: Segurança do Trabalho
Aluno: Keiliana Queiroz de Alcântara
Professor: Arthur Paiva
Título: Legislação aplicada à área de riscos e emergências
A NR23 é uma norma regulamentadora que estabelece medidas de proteção que todas as empresas devem cumprir visando proteger o ambiente e seus trabalhadores dos riscos de incêndios.
O COSIPE tem por objetivo estabelecer condições de segurança a serem cumpridos nas edificações, e fiscalizar suas execuções.
Quanto aos extintores as duas normas falam da exigência dos mesmos nos estabelecimentos, a fim de combater o fogo em seu início e que deverão ser apropriados à sua classe de fogo e todos obedecendo às normas brasileiras.
Um dos pontos comuns entre elas é a exigência da quantidade de extintores que será determinada pelas condições estabelecidas de acordo com a unidade extintora, que abrange a área total a ser protegida, o risco de fogo, a classe de ocupação do risco isolado e a distância a ser percorrida pelo operador para alcançar o extintor, e independente da área ocupada deverá existir pelo menos duas unidades para cada pavimento.
Ambas evidenciam quanto à localização dos extintores que deverão ser colocados em local de fácil visualização e fácil acesso, onde haja menos probabilidade de o fogo bloqueá-lo. Por isso não podem ser colocados dentro de escadas, pois dificultará sua localização. Destacam quanto à sinalização, que deverá ser feita através de círculos ou setas indicativas todas cumprindo as devidas normas técnicas, para identificação do equipamento e seu agente extintor. Ressalta a importância do mesmo não ficar coberto por materiais, e sua altura mínima que não poderá ultrapassar 1,60m do piso.
Todos os extintores deverão estar identificados de acordo com o regulamento do INMETRO e serão reconhecidos aqueles cujos selos serão fornecidos pela ABNT.
Os pontos que as diverge: no COSIPE especifica os tipos de extintores, seu agente extintor e para que serve cada um. Fala dos