Plano inclinado
Definição:
Condutores, no contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.
Podemos classificar os materiais de acordo com a facilidade com quais as cargas elétricas se movem em seu interior. Os condutores são materiais nos quais as cargas elétricas se movem com facilidade, como os metais (exemplo: o cobre dos fios elétricos), o corpo humano e a água de torneira.
O que determina se um material será bom ou mal condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular. Assim, os metais são excelentes condutores de calor devido ao fato de possuírem os elétrons mais externos "fracamente" ligados, tornando-se livres para transportar energia por meio de colisões através do metal. Por outro lado temos materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados. Os líquidos e gases, em geral, são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico. Por este motivo quando você põe sua mão em um forno quente, não se queima. Entretanto, ao tocar numa forma de metal dentro dele você se queimaria, pois, a forma metálica conduz o calor rapidamente.
Vamos começar com um exemplo de como a condução de eletricidade pode eliminar o excesso de cargas em um objeto. Quando friccionamos uma barra de cobre com um pedaço de lã, cargas são transferidas da lã para o cobre, entretanto, se você segurar ao mesmo tempo a barra de cobre e uma torneira, a barra não ficara carregada. O que acontece é que você, a barra e a torneira são condutores ligados, através do encanamento, a terra, que é um imenso condutor. Como as cargas em excesso depositadas no cobre pela lã se repelem, elas se afastam umas das outras passando